Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2009

Amanhã dia 13 faz 111 anos que foi restaurado o Concelho. Deveria ser tempo de festa, de alegria mas não será assim que os cadavalenses vão viver este dia. Por um lado, o rumo do Concelho que tem afastado para longe o desenvolvimento económico e social leva o Cadaval a uma letargia preocupante.

Lá está o pessimista, dirão alguns a ler este texto tal como uma vez me disse a Dra. Raquel Ribeiro no final de um debate onde participei. Mas pensemos nas lojas que encerraram, no aumento do desemprego, nos campos por cultivar, nos investimentos que fugiram ou nunca vieram, nos serviços que perdemos.

Sim, fez-se alguma coisa, mas manda a verdade e a minha consciência que eu escreva que, com os mesmos recursos com outra equipa, com um poder municipal com uma maioria actuante e uma oposição fiscalizadora e exigente, hoje teríamos razões de festa nos nossos lugares, aldeias e vila.

Por outro lado, as Comemorações são um acto falhado. Esta Câmara descaracterizou todas as comemorações, por exemplo o 13 Janeiro e 25 de Abril; ao mesmo tempo que eliminou outras: festa do emigrante. Amanhã, a Câmara além de hastear a Bandeira deveria ter uma sessão solene da Câmara, descentralizada em cada ano pelo Concelho, onde fossem convidadas as forças vivas do Concelho e a transmitir ideias e projectos para o ano em curso. Além disto, deveriam ser lembrados e homenageados alguns dos nosso conterrâneos vivos que tem dado muito ao Cadaval. Assim de relance, o Cadaval já prestou a homenagem Às nossas conterrâneas Raquel Ribeiro ou Maria Alice Siopa pelos seus contributos, em áreas diferentes, para o Cadaval? Ou por exemplo, não era justo homenagear tantos professores que dedicaram uma vida inteira ao Concelho? E Bombeiros? Ou…. Tantos outros que o Cadaval vai deixar morrer e esquecer.

Estas são opções discutíveis para era possível haver um consenso sem entrar em exageros. As escolas tinham de ser envolvidas nesta data.

Que tal um concurso de ideias para o Cadaval do século XXI?

Também as Colectividades tinham de ser chamadas: no desporto, com a realização dos Jogos Cadaval com demonstração das actividades desportivas das várias modalidades; na cultura com uma exibição do folclore, do teatro, das bandas filarmónicas, da escola de música, etc…

E não era caro….e era uma festa do Cadaval… e o Cadaval precisa de reafirmar a sua identidade, os seus valores porque este Executivo há muito que disso se esqueceu! Por trabalhar fora do Concelho, não poderei estar nas actividades de amanhã. Saúdo os meus conterrâneos e que cada um de nós esteja disponível para dar um contributo para um Concelho melhor. Sim, é possível um Concelho melhor.



publicado por Ricardo Miguel às 22:36 | link do post | comentar | favorito

A 10 meses das autárquicas 2009, aqui é aberto um espaço que assume um objectivo: ajudar a fazer do Cadaval um Concelho a Sério. Procura-se contribuir para a consciencialização dos problemas e a partir da sua denúncia, buscar uma alternativa.
mais sobre mim
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


posts recentes

FIM

PSD mete água na tomada d...

TOMADA DE POSSE

ELEITOS CDU

assembleia de apuramento ...

Na manhã do dia seguinte!...

...

BREVE NOTA

RESULTADOS ASSEMBLEIA MUN...

RESULTADOS CÂMARA CADAVAL

arquivos

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

links
participar

participe neste blog

blogs SAPO
subscrever feeds