Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2008

 

Na sequência de duas Moções aprovadas na Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesia do Cadaval, a Câmara discutiu a atribuição do nome de Bernardino Oliveira Ralha a uma rua no Cadaval, com base numa proposta da Junta de Freguesia do Cadaval. Eis o que foi dito na Sessão de Câmara de 1 de Abril:

 

- O Vereador, Prof. Mário Albino Isidoro dos Santos, disse que considerava desagradável este tipo de abordagem, tinha uma boa opinião do Sr. Ralha, que lhe mereceu sempre muita amizade, mas não reconhece destaque para atribuição de nome de rua, porque se assim o fosse estaria a ser injusto com muitas pessoas, considerando ainda que na origem deste pedido estarão razões políticas de aproveitamento oportunista, hábito comunista, de culto de personalidade.

 

- O Vereador, Dr. Dinis Acácio Nobre Duarte, referiu que concordava e subscrevia as palavras do Vereador, Prof. Mário Albino Isidoro dos Santos.

 

- O Vereador, Eng.º João Manuel Franca do Carmo, disse que, uma vez que se trata duma proposta da Junta de Freguesia do Cadaval, votaria a favor.

 

- O Vereador, Sr. Vítor Manuel Matias Pinto de Carvalho Lemos, referiu que ia votar contra, apesar da muita consideração e amizade que tinha pelo Sr. Ralha.

 

- O Presidente da Câmara, Sr. Aristides Lourenço Sécio, mencionou a simpatia que tinha pela pessoa em causa, mas que, no entanto, também considerava que existem muitas outras pessoas com idênticas qualidades e que a atribuição toponímica deve ser por algo que se evidencie, sendo com muita pena sua que iria votar contra.

 

Votaram contra: Aristides Sécio (PSD); Dinis Acácio Duarte (PS), Mário Albino (PS) e Vítor Pinto Lemos (PSD).

 

Votaram a favor: Eugénia Correia de Sousa (PSD) e João Franca do Carmo (PSD).

 

Absteve-se:. António Rodrigues ( PS).


A PROPOSTA FOI CHUMBADA!
PODIA SER MENTIRA DE 1 DE ABRIL, MAS NÃO É!

JÁ NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL FOI PEDIDO AOS ELEITOS DA CDU QUE RETIRASSEM A REFERÊNCIA À SUA MILITÂNCIA NO PCP PARA A MOÇÃO SER APROVADA POR UNANIMIDADE. NÃO RETIRAMOS. O RALHA NÃO NOS PERDOARIA ISSO!

 

 

 

Para lembrar, quem já esqueceu:

 

Bernardino Oliveira Ralha, nascido em Alfeizerão em 1923, participou activamente na oposição democrática ao regime fascista. Lutador pela liberdade, pela democracia e na fundação do regime democrático, desde cedo veio morar para o Cadaval, onde era proprietário de um estabelecimento comercial. 

Bernardino Ralha, foi sucessivamente candidato nas Listas apoiadas pelo PCP, Mandatário e fez parte da Comissão Concelhia do Cadaval do PCP, tendo deixado de pertencer a este organismo em 2004, a seu pedido, devido à sua idade.

Pertenceu à Direcção de várias colectividades, com destaque para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.

Bernardino Ralha era um exemplo de relacionamento fraterno e profundamente humano, associado a uma inquebrantável combatividade e firmeza na luta política.
Bernardino Ralha é reconhecido por todas as correntes políticas, como um lutador convicto, pelas causas que abraçou, pela sua coerência e pelo seu respeito pelos adversários. Homem frontal e sincero no combate político defensor dos interesses dos trabalhadores e do País, sendo esses os interesses que nortearam a sua vida .

 



publicado por Ricardo Miguel às 21:26 | link do post | comentar | favorito

A 10 meses das autárquicas 2009, aqui é aberto um espaço que assume um objectivo: ajudar a fazer do Cadaval um Concelho a Sério. Procura-se contribuir para a consciencialização dos problemas e a partir da sua denúncia, buscar uma alternativa.
mais sobre mim
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


posts recentes

FIM

PSD mete água na tomada d...

TOMADA DE POSSE

ELEITOS CDU

assembleia de apuramento ...

Na manhã do dia seguinte!...

...

BREVE NOTA

RESULTADOS ASSEMBLEIA MUN...

RESULTADOS CÂMARA CADAVAL

arquivos

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

links
participar

participe neste blog

blogs SAPO
subscrever feeds